Se houver um sismo em Portugal, sabe o que fazer? Estas são as recomendações da Proteção Civil
VEJA AQUI
SOCIEDADE
O sismo que afetou a Turquia e o norte da Síria, considerado o pior do último século, suscitou preocupações com a possibilidade de uma tragédia semelhante ocorrer em Portugal.
São dúvidas razoáveis: “Sim, Portugal tem um risco de tsunami real, da mesma forma que tem um risco de sismo real”, afirmou Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil, em entrevista ao Expresso, em junho do ano passado.
Se tal acontecer, como deve agir para se proteger e, ao mesmo tempo, proteger quem está à volta?
Estão descritas no site da iniciativa A Terra Treme, da Proteção Civil. Aqui apresentamos algumas dessas recomendações.
"Baixar, proteger e aguardar"
são as palavras de ordem da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mas há vários passos e recomendações que devem ser seguidas.
EM CASA, NO TRABALHO OU NOUTRO EDIFÍCIO
Se, durante um sismo, estiver num dos andares superiores da sua habitação ou de outro edifício, há logo duas ações que não deve fazer: descer escadas ou utilizar elevadores.
Deve, pelo contrário, “abrigar-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama”.
Também deve manter-se afastado de janelas e espelhos, e ter cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objetos.
NA RUA
- Dirija-se para um local aberto com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água.
- Não corra nem ande a vaguear pelas ruas.
- Mantenha-se afastado dos edifícios, dos postes de eletricidade e outros objetos que lhe possam cair em cima.
- Afaste-se de taludes, muros, chaminés e varandas que possam desabar.
NO CARRO
Se estiver a conduzir no momento do sismo, a Proteção Civil recomenda que pare a viatura longe de edifícios, muros, taludes, postes e cabos de alta tensão. E permaneça dentro do carro até a situação estabilizar.
DEPOIS DO SISMO
Depois do sismo, é importante, desde logo, manter a calma - até porque é possível que ocorram mais réplicas. Deve continuar a evitar escadas e elevadores, e não se precipitar para as saídas.
outras ações que a Proteção Civil desaconselha vivamente, como fumar ou acender fósforos ou isqueiros, porque pode haver fugas de gás.
DEPOIS DO SISMO
E passos que, pelo contrário, recomenda: cortar a água e o gás; desligar a eletricidade; utilizar lanternas e pilhas; ligar o rádio, no caso de ter um, e cumprir as recomendações que forem divulgadas; limpar “urgentemente” os produtos inflamáveis que possam ter sido derramados, como álcool ou tintas.
Evitar passar por locais onde existam fios elétricos soltos, não utilizar o telefone, “exceto em casos de extrema urgência”, nomeadamente para dar conta de feridos graves, fugas de gás ou incêndios; e não circular pelas ruas na tentativa de perceber o que aconteceu.
ANTES DO SISMO
Como não é possível prevenir um sismo, devemos estar, a todo o momento, preparados para um acontecimento assim, de modo a mitigar os seus efeitos.
A Proteção Civil recomenda, desde logo, que os cidadãos se informem sobre as causas e os efeitos possíveis de um sismo nas zonas onde vivem.
E deixa ainda outras recomendações:
ANTES DO SISMO
- Elabore um plano de emergência para a sua família.
- Certifique-se que todos sabem o que fazer, no caso de ocorrer um sismo.
- Combine previamente um local de reunião, para o caso dos membros da família se separarem durante o sismo.
- Prepare a sua casa por forma a facilitar os movimentos, libertando os corredores e passagens, arrumando móveis e brinquedos.
ANTES DO SISMO
- Organize o seu kit de emergência (são objetos essenciais uma lanterna, um rádio portátil de dinâmo (sem pilhas) bem como um extintor e um estojo de primeiros socorros)
- Identifique os locais mais seguros, distribuindo os seus familiares por eles: vão de portas interiores, cantos de paredes-mestras, debaixo de mesas e de camas.
ANTES DO SISMO
- Mantenha uma distância de segurança em relação a objetos que possam cair ou estilhaçar.
- Conheça os locais mais perigosos: junto a janelas, espelhos, candeeiros, móveis e outros objetos. Elevadores e saídas para a rua.
- Fixe as estantes, os vasos e floreiras às paredes da sua casa.
- Coloque os objetos pesados, ou de grande volume, no chão ou nas estantes mais baixas.
ANTES DO SISMO
- Ensine todos os familiares como desligar a eletricidade e cortar a água e o gás.
- Tenha à mão, em local acessível, os números de telefone de serviços de emergência.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: HELENA BENTO
WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIAS: Ihlas News Agency (Iha); Arctic-Images; Muhammad Zulfadhli Mohd Zin / EyeEm
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->