Reino Unido proíbe
(para sempre) a venda de tabaco a pessoas nascidas depois de 2009
CLIQUE
INTERNACIONAL
O Reino Unido vai proibir (para sempre) a venda de tabaco e vaporizadores a quem nasceu depois de 1 de janeiro de 2009 – atualmente com 15 anos: passa a ser crime no país a partir de abril do próximo ano.

A medida foi aprovada na terça-feira à noite (16) pelo parlamento, e, segundo a secretária de Estado da Saúde e Assistência Social britânica, pretende criar a primeira geração livre de fumo.
Para garantir o cumprimento das novas regras, os responsáveis pelas regras comerciais receberão novos poderes para impor multas no local aos retalhistas que vendam ilegalmente tabaco ou vaporizadores a esta geração,
sendo que o dinheiro arrecadado será usado para financiar novas medidas de aplicação da lei.
Os vaporizadores “podem danificar os pulmões dos jovens enquanto ainda estão em desenvolvimento, intensificar a pressão a longo prazo sobre o serviço nacional de saúde e prejudicar a sua concentração na escola”, explicou secretária de Estado da Saúde e Assistência Social britânica Victoria Atkin.
Num estudo publicado em 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmava que havia 1,3 milhões de consumidores de tabaco no mundo, com este vício a estar diretamente ligado a oito milhões de mortes todos os anos.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: GONÇALO TABORDA COM LUSA EDITADO POR: PEDRO ALMEIDA
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->