Reduzir a bagagem quando viaja? Uma companhia aérea japonesa tem a solução e ainda espera reduzir a emissão de gases de efeito de estufa
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A Japan Airlines lançou um serviço inovador no início de julho, com duas vantagens: permite aos passageiros viajar com menos bagagem e permite à companhia aérea japonesa poupar combustível, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, explica a National Geographic.
“Any Wear, Anywhere” é o nome da novidade lançada no país asiático, uma solução que propõe aos turistas alugar roupa “para cada destino e ocasião”, explica a revista.
O serviço conta com opções desde roupa de praia até conjuntos mais elegantes, para que todas as necessidades sejam contempladas.

Os interessados podem utilizar a opção por um período máximo de duas semanas, tendo de reservar o serviço "a partir de quatro semanas antes da viagem", explica a revista. Assim, cada passageiro pode garantir tudo o que precisa, tendo em conta os detalhes da viagem.
Ao chegar ao destino, as malas estarão à espera dos viajantes no alojamento escolhido. Além disso, não têm de se preocupar com a lavagem da roupa ou com a sua entrega — basta deixarem-na onde a encontraram. A companhia aérea tratará da limpeza e preparará as peças de roupa para o cliente seguinte.
Os preços do serviço variam entre 34 e 48 dólares americanos (cerca de 32 a 45 euros).

Foi Miho Moriya quem teve a ideia e gere o serviço na Sumitomo — empresa japonesa que trata de reservas, entregas e lavagem de roupa.

“Quando viajamos há hotéis e restaurantes que oferecem hospedagem e alimentação no local, mas não roupa. Por que temos que trazer as nossas roupas de casa?”, disse Miho à CNN.
A ideia foi apresentada num desafio interno da empresa Sumitomo. Mas, depois de aprovada, a criadora assume que não foi fácil encontrar uma companhia aérea disponível a testá-la.
Segundo a CNN, “o ‘Any Wear, Anywhere’ estima que "cerca de 10 kg economizados em bagagem equivalem a cerca de 7,5 kg economizados em emissões — o equivalente a ligar um secador de cabelo 10 minutos por dia durante 78 dias”.

“Temos pedidos de mais de 115 países no total, apesar de não estarmos a fazer qualquer tipo de promoção”, afirmou a criadora à CNN. Segundo a mesma “os Estados Unidos e a Austrália são os países com maior número de utilizadores.”
O serviço ainda está num período experimental — que termina a 31 de agosto de 2024. Até lá, a empresa está a monitorizar se há de facto mudanças significativas. Os resultados serão apresentados no final desse período.

“Temos de ver os resultados finais antes de podermos dizer se é sustentável ou não”, afirmou Moriya à CNN.
Segundo a National Geographic, a sustentabilidade é um dos objetivos da iniciativa, que também permite “a redução da produção de roupa nova e dos resíduos associados”. As peças utilizadas são excedentes de retalho ou stock em segunda mão “para promover o conceito de economia circular”, explica.

Moriya contou ainda à CNN que “espera expandir a parceria com a Japan Airline a outros membros da OneWorld Alliance – e depois a outros parceiros. O nosso objetivo final é expandir o serviço para todo o mundo”.
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WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIAS: Getty Images; Japan Airlines; Any Where, Anywear Facebook
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