Quer tornar o seu currículo mais forte? Siga estas dicas essenciais
VEJA AQUI
EMPREGO
Qualquer contacto com um potencial empregador é uma oportunidade que deve aproveitar, pois pode não ter outra. Dito isto, não precisa de se apresentar como o melhor do mundo, mas deve pôr a modéstia de lado e destacar o seu valor. O currículo ou o perfil do LinkedIn são muitas vezes o primeiro ponto de contacto que tem com o empregador e, por isso, não há espaço para meio-termo
Os especialistas aconselham-no a apostar todos os trunfos e dão esta dica: Destaque competências e resultados e use muitos verbos de ação, que dão de si a imagem de alguém capaz de fazer acontecer
1.


Evite tudo o que é vago


Evite utilizar “expressões vazias”, que são tudo e nada em simultâneo. Verbos fracos e muito usados para se apresentar podem, na prática, fazer parecer o seu currículo irrelevante

2.
Os verbos que o definem
Há várias formas de dizer o mesmo. Umas têm o poder de o transformar num líder que dita tendências, outras fazem de si um seguidor. Use no seu currículo verbos de ação que o definam como pessoa e profissional. Por exemplo, não diga que é proativo, diga que otimizou/implementou processos de melhoria
3.
Liderar ou constituir uma equipa?


Não é a mesma coisa. Liderar dá a ideia de que foi responsável por gerir o funcionamento da equipa. Já “constituir” passa a mensagem que mobilizou os elementos certos para uma equipa de modo a atingir os objetivos fixados. Evite usar verbos como supervisionar, delegar e outros que passem a ideia de “mandar fazer”. Opte por outros que demonstrem que teve um papel participativo no processo
4.
Como descreve o que faz diz muito de si


Temos tendência a simplificar o que fazemos. No currículo, deve evitar fazê-lo, sob pena de passar da sua função uma imagem de irrelevância. Não se foque em descrever tarefas, mas em demonstrar a relevância do seu papel na empresa e nos resultados
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: EXPRESSO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->