Preto e imponente. Cristo Redentor apaga a luz em solidariedade com Vini Jr., vítima de insultos racistas
LEIA MAIS
A contestação foi encabeçada por Lula da Silva, presidente do Brasil, e também o governo espanhol atacou a La Liga, que acusa de "convivência com o racismo", depois de a única reação de Javier Tebas, líder da organização, ter sido para criticar o jogador, a vítima.
No país natal de Vini Jr., uma ação de solidariedade simbólica foi levada a cabo esta noite, com o Cristo Redentor a ficar com as luzes apagadas por uma hora.
Vini Jr. reagiu de forma emotiva às imagens que mostram o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, às escuras. "Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta", escreveu.
O jogador agradeceu "toda a corrente de carinho e apoio" que recebeu nos últimos meses. "Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir", acrescentou. "Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado", concluiu.
Na newsletter 12:45 desta segunda, o jornalista Pedro Barata questionava: "se um dos melhores futebolistas do mundo, num dos maiores clubes do mundo, está tão indefeso e vulnerável perante o racismo, que proteções terão outros ainda mais frágeis e menos poderosos, que esperança há para quem, longe dos focos do mediatismo, sofre diariamente com tamanha podridão moral?"
LEIA TODOS OS ARTIGOS
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIAS: REDES SOCIAIS
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->