Pai e filho jornalistas ganham prémio Pulitzer e mudam leis em Brookside, Alabama
SAIBA MAIS
INTERNACIONAL
Os jornalistas John Archibald e Ramsey Archibald, pai e filho, respetivamente, trabalham para o Al.com, no Alabama, EUA, e venceram um prémio Pulitzer.
A equipa vencedora do prémio — formada pela dupla e por Ashley Remkus e Challen Stephens, também jornalistas do Al.com — denunciou a polícia da cidade de Brookside, que multava injustamente os habitantes só para lucrar em receitas.
Como avança a NPR, ao fazer as reportagens, a equipa descobriu que em Brookside havia poucos crimes reportados ao Estado, mas, em contrapartida, a polícia passava excessivas multas e taxas para conseguirem metade das receitas.
Segundo a estação, John relatou que, numa localidade com pouco mais de 1200 habitantes, as pessoas eram multadas por infrações mínimas e que, quando fossem detidas "acabariam com sete, oito, nove ou dez acusações contra elas, que lhes custariam milhares e milhares de dólares".
Após a publicação do trabalho jornalístico, o chefe da polícia da localidade renunciou ao cargo, fizeram-se quatro novas leis, uma auditoria de estado e algumas pessoas foram libertadas da prisão, segundo a NPR.
Os cidadãos de Brookside afirmam ter recuperado as suas vidas depois do trabalho realizado pela equipa de jornalistas.
"É muito bom ganhar este prémio, ser reconhecido pelo trabalho que temos feito. Mas estaríamos tão orgulhosos deste trabalho se não tivesse ganho nada apenas por causa dos efeitos que teve, não apenas na legislatura e em todo o estado, mas para as pessoas, que acho que muitas vezes são varridas no tapete ou perdidas neste tipo de histórias. Então, para mim não poderia pedir nada melhor do que isso", disse Ramsey Archibald à PBS News Hour.
As reportagens também foram reconhecidas pelo The National Headliner Awards, pelos prémios George Polk e pelo prémio Hillman de jornalismo na web, segundo a NPR.
Quando questionados sobre a sensação de terem ganho um prémio Pulitzer juntos, John afirmou ser "a coisa mais incrível" que já sentiu — "Fazer isso com o meu filho é a melhor coisa que já fiz na minha carreira", avança a estação.
A investigação integrava uma reportagem maior, Banking on Crime, que investigava a prática do policiamento com fins lucrativos no Alabama.
"Trabalhar, não apenas com meu pai, mas com a equipa que tínhamos, foi incrível. Todos nesta equipa antes disto já tinham ganho um Prémio Pulitzer, fora eu, mas poder ganhar isso com o meu pai é apenas — estou sem palavras", disse Ramsey Archibald à PBS News Hour.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO
EDITADO POR RITA COELHO
FOTOGRAFIA: JOE SONGER/AL.COM VIA AP/ RAMSEY ARCHIBALD
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->