ONU alerta que o mundo deve preparar-se para novos recordes de temperaturas devido ao El Niño
SAIBA MAIS
SOCIEDADE
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou esta quarta-feira (3) para a probabilidade de o fenómeno climático El Nino se formar este ano, elevando as temperaturas a novos recordes.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da ONU, estima que haja 60% de hipóteses de o El Niño se formar até o final de julho e 80% até o final de setembro.
O El Niño é um fenómeno climático natural geralmente associado ao aumento das temperaturas e da seca, em algumas partes do mundo, e às fortes chuvas, noutras.
"O desenvolvimento do El Niño provavelmente levará a um novo pico no aquecimento global e aumentará as hipóteses de se baterem recordes de temperatura", alertou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
Os efeitos do El Niño nas temperaturas são geralmente sentidos no ano seguinte ao surgimento do fenómeno meteorológico, pelo que o seu impacto provavelmente será mais sentido em 2024, sublinha a OMM. "O mundo deve preparar-se", alertou o responsável.
Destacou ainda a necessidade de estabelecer sistemas de alerta precoce - uma das prioridades da OMM - para proteger as populações mais ameaçadas.
O fenómeno ocorre em média a cada dois a sete anos e costuma durar de nove a 12 meses, estando geralmente associado ao aquecimento das temperaturas da superfície do oceano no Oceano Pacífico tropical central e oriental.
O El Niño geralmente causa aumento da precipitação em partes do sul da América do Sul, no sul dos Estados Unidos, Corno da África e Ásia Central e pode causar secas severas na Austrália, Indonésia e partes do sul da Ásia.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: LUSA
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO
EDITADO POR RITA COELHO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->