Cirurgia inovadora em Portugal. Corrigido defeito no crânio de doente com prótese absorvível
CLIQUE
SAÚDE
O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez no país, uma cirurgia de correção de um defeito craniano com recurso a uma prótese absorvível.
Segundo o CHUC, a cirurgia foi realizada a 9 de março pelo serviço liderado por Jorge Gonçalves, a um doente de 54 anos.
"A cirurgia consistiu na implantação de uma prótese absorvível feita à medida da deformidade que o doente apresentava e impregnada de medula óssea do próprio doente. Esta prótese foi impressa em impressora 3D em biomaterial absorvível", explicou o CHUC, em comunicado enviado à agência Lusa.
O doente em causa foi vítima de um acidente de trabalho em 2016, o que levou a uma "intervenção neurocirúrgica noutro hospital do SNS [Serviço Nacional de Saúde], com desperdício do osso fraturado por contaminação".
Como os produtos existentes no mercado nacional não satisfaziam as necessidades do hospital nem as do doente, recorreram a parceiros internacionais na busca de materiais integráveis que pudessem resolver o defeito craniano.
O responsável indicou que o material que constitui a prótese "será absorvido e a medula óssea aspirada vai-se diferenciar em células ósseas e promover a ossificação".
A cirurgia contou com uma equipa multidisciplinar que envolveu a participação dos serviços de neurocirurgia, anestesiologia, bloco operatório e hematologia.
"O doente encontra-se bem, tendo tido alta ao terceiro dia", indicou o CHUC.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->