Nala, a cadela que morreu
após alertar e salvar o dono
de incêndio dentro de casa
em Lisboa
CLIQUE
SOCIEDADE
"A Nala não hesitou um segundo que fosse, custando-lhe o preço mais alto. Deu a sua vida pelo seu dono, amigo, companheiro". É o IRA (Intervenção e Resgate Animal) que, através de uma publicação nas redes sociais, conta o final trágico de uma cadela que salvou o dono de um incêndio num prédio na zona de Alvalade, em Lisboa, na madrugada desta sexta-feira (14), mas que acabou por morrer.
De acordo com a publicação, o dono encontrava-se a jogar consola, de auscultadores colocados, "quando Nala entrou na sala a ladrar incessantemente", fazendo com que o seu dono tirasse os auscultadores e percebesse que tinha a casa em chamas.
O dono "saiu porta fora com os seus dois cães, Nala e Roots, e subiu de porta em porta para avisar os outros moradores para abandonarem imediatamente o prédio". Quando desceu, entrou novamente em casa para tirar alguns pertences, mas não reparou que Nala vinha atrás de si.
A cadela acabou por inalar demasiado fumo e "ficou inconsciente", explica o IRA. "Sem conseguir encontrar a Nala, [o dono] pediu imediatamente ao Regimento de Sapadores Bombeiros Lisboa que salvassem a sua cadela". No entanto, Nala acabaria por morrer algum tempo depois.
"Se o dono e os seus vizinhos estão bem, podem agradecer à Nala", escreve o IRA na mesma publicação, garantindo que foram prestados todos os meios de socorro para tentar salvar a cadela.
"Durante toda a acção de socorro da Nala, os técnicos do INEM trataram-na como uma vida. Mas não como uma vida qualquer… uma vida que importa!", pode ler-se noutra publicação feita pelo IRA.
O IRA partilhou o vídeo do resgate, destacando a “dedicação, profissionalismo e coordenação” dos elementos intervenientes no socorro, explicando que Nala entrou posteriormente em paragem cardiorrespiratória e não resistiu.
Segundo avança a SIC Notícias, do incêndio, que deflagrou pouco depois da meia-noite na cave de um edifício na Rua Gama Barros, em Alvalade, resultaram quatro feridos ligeiros, transportados para o Hospital de Santa Maria por inalação de fumo.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: PEDRO ALMEIDA
FOTOGRAFIA: INSTAGRAM/INTERVENÇÃO E RESGATE ANIMAL
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->