Memorial de Auschwitz pede respeito pela memória do Holocausto após fotografias "ofensivas"
CLIQUE
INTERNACIONAL
Após uma fotografia tirada no Memorial de Auschwitz ter viralizado por ser considerada ofensiva, a instituição pediu, esta terça-feira (18 de abril), aos visitantes que mostrem respeito pelos mais de um milhão de vítimas do Holocausto.
Maria Murphy, produtora da GB News, presenciou e registou esse momento, que lhe causou incómodo, e partilhou na rede social Twitter, gerando grande repercussão.
Na imagem que Maria Murphy partilhou no Twitter vê-se um homem, de cócoras, a tirar uma fotografia a uma mulher com óculos escuros, que sorri enquanto posa, descontraída, sentada nos carris onde conduziam as vítimas ao antigo campo de concentração na Polónia.
"Hoje tive uma das experiências mais angustiantes da minha vida. Lamentavelmente, parece que nem toda a gente no local achou repugnante", escreveu na publicação.
Foram vários os comentários de indignação dos usuários da rede que reagiram à publicação de Maria Murphy, reafirmando a má conduta dos turistas.
Dada a repercussão da publicação, a conta oficial do Memorial de Auschwitz respondeu ao tweet lembrando aos turistas para não tirarem fotografias desse género: "As fotografias podem ter imenso valor emocional e documental para os visitantes. As imagens ajudam-nos a recordar. Ao chegar ao Memorial de Auschwitz, os visitantes devem ter em mente que entram no autêntico local do antigo campo de concentração onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas. Respeitem a memória delas."
QILEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO ALMEIDA
FOTOGRAFIA: MUSEU ASCHWITZ-BIRKENAU E TWITTER DE @MARIARMGBNEWS
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->