Jogadora trans impedida de participar nas competições femininas de basquetebol na Austrália
CLIQUE
INTERNACIONAL
Lexi Rodgers, atleta transgénero, foi excluída da competição feminina da liga semiprofissional de basquetebol NBL1 South, da Austrália, avançou a Fox News esta terça-feira (18 de abril).
A Basketball Australia (BA), órgão regulador do desporto no país, decidiu que a atleta é "inelegível para competir no basquetebol de elite ou sub-elite", lê-se no site do canal americano. A decisão foi tomada após a consulta de um comité de especialistas — que incluía um médico credenciado e um especialista no desporto.
"Quero deixar claro porque é importante que, embora este pedido específico não tenha sido aprovado, o Basketball Australia incentiva e promove a inclusão a nível comunitário", declarou a diretora Suzy Batkovic em comunicado.
No Instagram, a jogadora comentou estar desapontada com a decisão: "Entristece-me a potencial mensagem que esta decisão envia às pessoas trans e de género diverso em todo o mundo".
"Espero que a Basketball Australia entenda que este não é o fim da minha jornada como atleta e que não deve perder oportunidades futuras de demonstrar os seus valores.", escreveu a atleta.
Esta exclusão gerou grande controvérsia nas redes sociais, tendo o ex-jogador australiano da NBA Andrew Bogut comentado terem tomado "uma boa decisão", segundo o jornal espanhol ABC.
"Os ativistas tentaram complicar o que é simples: o desporto feminino é para as mulheres", escreveu Andrew Bogut.
Apesar de toda a situação, a atleta Lexi Rodgers afirmou estar "comovida com o número de pessoas que se pronunciaram a seu favor"
e espera que a decisão tomada não seja definitiva.
QILEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADA POR: RITA COELHO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES E INSTAGRAM DE @LEXI.LOVE.RODGERS
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->