Já teve uma oferta
de emprego falsa?
O problema é real:
saiba como o identificar
LEIA AQUI
DICAS
À medida que o recrutamento global ganha tração, também as fraudes globais associadas a ofertas de emprego ganham escala. Há cada vez mais denúncias de candidatos vítimas de esquemas fraudulentos em processos de recrutamento.
Um estudo recente do americano Better Business Bureau, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a identificar empresas fraudulentas, aponta que durante o primeiro trimestre deste ano, o número de fraudes associadas a processos de recrutamento aumentou 250% nos Estados Unidos. O problema é global, mas pode ser minimizado.
1.
Ofertas demasiado boas para serem reais são alerta
Se a oferta lhe parecer demasiado boa para ser verdadeira é porque provavelmente é falsa. Analise bem as ofertas para minimizar o risco de ser apanhado no meio de um esquema.
2.
Tenha atenção aos detalhes
A maioria das fraudes no recrutamento visam o acesso a informação pessoal e financeira dos candidatos. Para aliciar os profissionais, os autores destes esquemas usam detalhes de empresas verdadeiras de uma forma quase impercetível. Estar atento, por exemplo, ao e-mail do remetente é fundamental. Se lhe parecer suspeito, não responda.
3.
Faça questões específicas
Faça questões concretas e específicas sobre a vaga, a empresa, o negócio. Se perceber que as respostas são vagas, pouco claras ou que há mesmo uma fuga à resposta, é um sinal que o deve deixar em alerta.


4.
Nunca faça pagamentos
Processos de recrutamento não envolvem qualquer tipo de pagamento por parte do candidato. Por isso, suspeite sempre se lhe for pedido que indique as suas informações financeiras, número de cartão de crédito ou outras. Num processo de recrutamento honesto tudo o que lhe podem pedir são os seus dados de contacto, currículo atualizado, expectativas salariais e eventualmente referências. O que for além disto, é suspeito.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: EXPRESSO
FOTOGRAFIA: GETTY
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->