“Vamos chegar a um ponto em que nenhum emprego será necessário”, afirma Elon Musk
CLIQUE PARA LER
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Elon Musk afirmou, numa conversa com Rishi Sunak, que a inteligência artificial é a "mais disruptiva força na história". O debate aconteceu no encerramento do programa da AI Safety Summit (Cimeira da Segurança da Inteligência Artificial), promovida pelo governo britânico a 1 e 2 de novembro.
O empreendedor bilionário que fundou a Tesla e é atualmente proprietário da rede social X (antigo Twitter), afirmou ainda que "vamos chegar a um ponto em que nenhum emprego será necessário... a Inteligência Artificial vai ser capaz de fazer tudo". Musk defende que nessa altura, "poderás ter um trabalho se quiseres tê-lo", mas "a IA irá tornar todos os empregos obsoletos".
Na cimeira promovida pelas autoridades do Reino Unido, o empresário defendeu ainda que assegurar que as tecnologias de inteligência artificial tenham "uma espécie de botão de desligar" é algo com que deveríamos estar preocupados. "E se um dia tivermos uma atualização de software e ficarem já não tão amigáveis como antes?", arriscou.
No início deste ano, Elon Musk foi um dos signatários de uma carta aberta que pedia uma pausa no desenvolvimento avançado de inteligência artificial devido a preocupações de segurança. Críticos sugeriram que o fez para ganhar tempo enquanto tenta "apanhar" a OpenAI, que ajudou a fundar, mas da qual acabou por sair, e que é concorrente da sua xAI. A OpenAI, que lançou o ChatGPT, ganhou proeminência no setor desde a disponibilização do chatbot que usa esta tecnologia.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: EXPRESSO COM FINANCIAL TIMES
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->