"Habemus Pasta". Bordalo II invade altar-palco e estende "passadeira da vergonha" para criticar milhões de euros gastos
SAIBA MAIS
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
O artista plástico português Bordalo II criticou os milhões de euros que foram gastos para a realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e invadiu o palco principal do evento, espalhando notas gigantes de 500 euros em forma de passadeira.
Nas redes sociais, o artista partilhou a obra intitulada “Walk of Shame” ("Caminhada ou Passadeira da Vergonha", em português), tecendo críticas ao facto de terem sido gastos milhões de euros numa altura em que muitas famílias "lutam para manter as suas casas, o seu trabalho, a sua dignidade".
“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana. Habemus Pasta”, escreveu Bordalo II na publicação feita nas redes sociais.
O protesto foi feito no altar-palco do Parque Tejo, que vai receber o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 1 e 6 de agosto.
Na publicação, o artista plástico mostra ainda um vídeo do momento em que a "passadeira da vergonha" foi estendida e desenrolada na escadaria. Em apenas 12 horas, a publicação somou mais de 90 mil gostos e mais de 3000 comentários.
Na edição semanal desta sexta-feira (28) do Expresso, revelamos que são 194 os contratos celebrados por entidades públicas relacionados com a Jornada Mundial da Juventude desde 2020, num valor total superior a 38,33 milhões de euros.
Destas adjudicações, só seis contratos foram celebrados em 2020, nove no ano seguinte e apenas 27 em 2022. Significa isto que a esmagadora maioria das adjudicações (78,50%) foram feitas já em 2023, nos últimos sete meses.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: expresso
FOTOGRAFIAS: INSTAGRAM/Bordalo II
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->