Governo anuncia criação de plano nacional de saúde mental no ensino superior
SAIBA MAIS
SAÚDE
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou a criação de um plano global de intervenção para os problemas da saúde mental no ensino superior para responder "ao agravamento das queixas" dos jovens relacionadas com problemas de saúde mental.
"Nós estamos muito atentos àquilo que são as múltiplas queixas que as gerações mais jovens, incluindo os estudantes de ensino superior, têm feito em relação a um certo sofrimento relacionado com a saúde mental", referiu, sublinhando que este terá sido "agravado pelo contexto da pandemia" e pelo isolamento a que obrigou.
O governante sublinhou que a situação também foi agravada por se ter "saído da pandemia para um mundo marcado pela instabilidade causada pela guerra".
Manuel Pizarro defendeu que as queixas dos jovens precisam de "uma resposta articulada", que não seja apenas do sistema de saúde. "Embora o sistema de saúde tenha o seu papel nesta resposta, tem que haver uma resposta na comunidade".
O responsável da pasta da Saúde defende que "era muito útil que, entre as instituições de ensino superior, e o ministério que tutela o Ensino Superior, o Ministério da Saúde e o SNS, com o envolvimento dos próprios jovens e das suas associações, fosse criado um plano global de intervenção para os problemas da saúde mental no ensino superior".
Na sua intervenção no encontro, o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, adiantou que foi recentemente criado um grupo técnico a quem foi pedido um conjunto de orientações, recomendações e indicações para a criação do plano e para identificar "a forma mais eficaz de atuar nesta área".
"Pedimos alguma urgência para que nos entregassem os resultados até maio, junho, para que possamos avançar rapidamente", disse Pedro Nuno Teixeira.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: LUSA
WEBSTORY: PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: LUSA / PEXELS
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->