Spencer, o cão da Maratona de Boston, perdeu a batalha contra o cancro. Agora, um grupo de Golden Retrievers fez-lhe uma homenagem
SAIBA MAIS
INTERNACIONAL
Desde 2015 que os atletas que participavam na Maratona de Boston, passavam por um Golden Retriever chamado Spencer, com uma bandeira com o texto "Boston Strong", em forma de apoio. O cão, que era um marco da prova, acabou por não sobreviver a um cancro, no início de 2023, segundo vários jornais americanos.

Na véspera da maratona deste ano, no domingo (16 de abril), um grupo de cerca de 250 cães da mesma raça caminhou até a linha de chegada na Boylston Street, perto da Copley Square, em Boston, nos Estados Unidos, para homenagear Spencer, com bandeiras com as palavras "Spencer Strong", de acordo com o jornal "The New York Times".
A homenagem foi organizada pela “MA Golden Meetups” — um grupo que organiza eventos para Golden Retrievers — como avançou a cofundadora do grupo, Elisha Bussiere, à CBS Boston.
A CBS avança ainda que o grupo vendeu também badanas douradas e arrecadou cerca de US $1000 (€874) para os proprietários de Spencer. O dinheiro será doado à “Morris Animal Foundation”, que trabalha na pesquisa de hemangiossarcoma, o tipo de cancro de que Penny, a Golden Retriever companheira de Spencer, foi vítima, segundo o site de notícias Boston.com.
Em 2020 foi diagnosticado a Spencer um tumor do qual recuperou. Mas, em 2022, os veterinários encontraram um tumor maligno e o cão começou a quimioterapia. Richard Powers, o dono, achou que Spencer não estaria presente na maratona de 2022, mas o golden conseguiu estar e teve uma surpresa.

Foi nomeado cão oficial da 126.ª Maratona de Boston pela Boston Athletic Association, conta a CBS.
Quando se soube da morte de Spencer e Penny — que morreu uma semana depois — os seus donos receberam “cartões; milhares de dólares em doações para a Morris Animal Foundation; visitas de cães locais” e a surpresa na forma de evento no domingo, avança o jornal "The New York Times".
“Toda a gente conhece uma história como a do Spencer — seja uma pessoa, um cão, um gato ou eles mesmos — alguém que está a passar por alguma luta pessoal, e fazem o melhor que podem”, explicou Richard Powers ao canal de notícias CBS.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIAS: Richard Powers; Instagram @thehenrystudio; Kylie Cooper for The New York Times; Boston Athletic Association
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->