Filme "Viciada na Vida" conta a história de atleta que escolheu recorrer
à eutanásia
CLIQUE
INTERNACIONAL
Marieke Vervoort, atleta paralímpica belga, escolheu morrer em 2019, eutanasiada.
O filme "Viciada na Vida", que conta a sua história de vida, é visto como uma homenagem às suas conquistas e também um ato de consciencialização de que a eutanásia não é suicídio.
Algum tempo antes de falecer, a atleta afirmou que se sentia em paz e com um descanso no corpo por saber que podia escolher até onde iria.
A história de Marieke é contada pela documentarista franco-americana Pola Rapaport.
"Viciada na Vida" retrata o trajeto da atleta, que bateu o recorde mundial de corrida em cadeira de rodas com uma condição degenerativa incurável, que lhe causava grande sofrimento.
Vervoort tinha 15 anos quando lhe foi diagnosticada uma rara condição muscular progressiva, que resultou em paraplegia.
Tendo em conta a sua condição, escolheu a morte assistida, na Bélgica, acompanhada por uma equipa de produção, para que a sua história pudesse ser contada.
A Bélgica é um dos poucos países onde a morte assistida é legal, no entanto, há condições restritas para o fazer: a pessoa deve estar numa situação médica sem esperança, num estado de sofrimento físico e/ou psicológico constante e insuportável, que não consiga ser amenizado, e ter capacidade mental para tomar a decisão.
O resultado do filme é um retrato íntimo de 90 minutos sobre os últimos anos de vida de Marieke Vervoort, onde se mostram momentos de alegria - salto de bungee jumping em cadeira de rodas, corridas de Lamborghini e momentos de brincadeira com amigos - como também momentos de sofrimento - a atleta inconsciente no sofá e os pais preocupados em ajudar ou mesmo no hospital, ligada a máquinas.
Marieke morreu como quis, rodeada pelos amigos e família, aos 40 anos, a 22 de outubro de 2019.
O filme estreou o ano passado, no aniversário da morte da atleta e, atualmente, só pode ser visto em formato "online" nos EUA.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->