Faísca, o gato que o Ministério das Finanças adotou e que faz companhia aos funcionários todos os dias
CLIQUE
ANIMAIS
"Este é o Faísca, o #gato adotado pelo Ministério das Finanças. Todos os dias faz companhia às pessoas que aqui trabalham. Obrigado, Faísca". É com estas palavras que, nas redes sociais, o Ministério das Finanças celebra o Dia Mundial do Animal, comemorado esta quarta-feira (4), agradecendo ao animal de companhia que vive naquele departamento do Governo português.
Na publicação feita no Twitter, é ainda referido que o Faísca "mora no Ministério desde 2021", num texto acompanhado por algumas fotos de trabalhadores a acarinharem o gato.
Em setembro deste ano, recorde-se, a Junta de Freguesia de Baguim, em Gondomar, também adotou um animal de companhia, Boris Baguim, um cão cruzado da raça Shar-pei. Desde 4 de setembro que tem um contrato de prestação de serviços por tempo indeterminado com a Junta de Freguesia para dar "amor e carinho a todos os funcionários e fregueses".
No Porto, os animais de companhia também chegaram às universidades. Lola foi a cadela escolhida para a estreia da atividade assistida por animais, que o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Porto) lançou esta quarta-feira (4) para prevenir a doença mental dos universitários, reduzindo o "stress imediato".
Lola iniciou a primeira sessão assistida por animais destinada a todos os estudantes do ensino superior que precisem de apoio na área da saúde mental, designadamente para combater a ansiedade e o stress, mas também o 'burnout'.
"O que aconteceu aqui foi uma atividade assistida pela cadela [Lola], em que o objetivo terapêutico é a redução do stress imediato", contou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante do ICBAS, Isabel Lourinha, psicóloga em Clínica e Saúde e doutorada em Medicina Biomedicina.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
TEXTO: EXPRESSO E LUSA
FOTOGRAFIAS: MINISTÉRIO DAS FINANÇAS; JOSÉ COELHO/LUSA
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->