Não, ver fotografias e vídeos de gatinhos não é uma perda de tempo. Estudo diz que aumenta a produtividade no trabalho
CLIQUE
SOCIEDADE
Segundo o jornal La Republica, um estudo da Universidade de Hiroshima, no Japão, provou que ver imagens e vídeos de gatinhos ou outros animais bebés aumenta a produtividade no trabalho.
No estudo, participaram 132 pessoas, que foram divididas em dois grupos: um deles observava imagens de animais bebés vários minutos por dia, durante intervalos na execução de tarefas, enquanto que o outro grupo observava imagens de animais adultos.
Os resultados do estudo, que foi publicado na revista científica Plos One, revelaram que o grupo de pessoas que viu as imagens de animais bebés aumentou em 12% a sua produtividade. Também se verificou que houve uma redução na divagação mental.
"A experiência mostrou que a visualização de imagens fofas reduz a extensão do foco de atenção e reduz o efeito geral de precedência numa tarefa posterior", pode ler-se no artigo.
Segundo a CNN, cientistas descobriram que os humanos se sentem institivamente atraídos a coisas com características de bebé, como, por exemplo, olhos grandes, bochechas "rechonchudas" e feições arredondadas.
"Essas características estão tão enraizadas em nós que reagimos a elas", disse Oriana Aragón, psicóloga de Yale.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMIÍLIA CARDOSO
EDITADA POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
EXPRESSO.PT<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->