Este sábado há eclipse parcial da Lua: é o último do ano e será visível em Portugal
CLIQUE
ASTRONOMIA
Este sábado é dia de eclipse parcial da Lua. E este será especial: é o segundo e último do ano e será bem visível em várias regiões de Portugal continental e dos arquipélagos.
O fenómeno será visível a partir das 19h (hora de Lisboa) e estende-se pela noite. Ao todo, durará cerca de quatro horas e 25 minutos, mas a fase em que estará visível (fase umbral) terá uma duração aproximada de uma hora e 17 minutos.
O eclipse lunar parcial inicia-se pelas 20h35. Às 21h15, acontece o pico do fenómeno. O final do eclipse dar-se-á pelas 21h53, momento em que a Lua se afasta da sombra da Terra. Estará totalmente terminado pelas 23h27.
Onde posso ver o eclipse? Apesar do mau tempo, será visível durante a noite em Portugal Continental e nos Açores e na Madeira. Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Faro são os distritos apontados como sendo aqueles em que a visibilidade será maior, segundo a agência Lusa
Em Lisboa, o Observatório Astronómico de Lisboa tem atividades preparadas para a observação do fenómeno. O evento Star Party – Luar "eclipsado" de Outono, que inclui "observações com telescópios da Lua e dos planetas Júpiter e Saturno, e atividades para jovens e famílias no interior do edifício histórico".
Mas o que é um eclipse lunar parcial? De acordo com a NASA, acontece quando existe um “alinhamento imperfeito do Sol, da Terra e da Lua”, o que faz com que “a Lua passe apenas por parte da umbra da Terra. A sombra cresce e depois recua sem nunca cobrir totalmente a Lua”.
Depois deste, só mesmo no próximo ano - e há dois agendados: um a 25 de março (eclipse de penumbra) e outro a 18 de setembro (outro eclipse parcial)
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->