Esta quarta-feira, todos os telemóveis e meios de comunicação nos Estados Unidos vão dar um alerta por volta das 14h
SAIBA PORQUÊ
INTERNACIONAL
Os telemóveis dos americanos vão tocar por volta das 14h — horário do leste dos EUA — (19h em Portugal), desta quarta-feira (4). Trata-se de um teste do sistema de alerta (EAS) e sistema de emergência via wireless (WEA) a nível nacional, realizado pelo governo.
O teste será conduzido pela Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) em coordenação com o Comissão Federal de Comunicação.
Por um lado, o sistema WEA vai direcionar uma mensagem para todos os telemóveis americanos: “ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária”, deverá dizer.
A mensagem de texto será enviada gratuitamente, em inglês ou espanhol, “dependendo das configurações de idioma de cada dispositivo”, explica a CNN.
Além do texto específico, a mensagem será acompanhada por um som e vibração únicos “que visam tornar o alerta acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência”, disse a FEMA em comunicado.
“O teste será transmitido por torres de telemóvel por aproximadamente 30 minutos, começando às 14h20”, explicou a entidade. Nesse espaço de tempo, todos os telemóveis compatíveis que estiverem ligados, “dentro do alcance de uma torre ativa e cujos provedores sem fio participem dos testes deverão receber a mensagem”.
Ao mesmo tempo, o sistema EAS enviará para todos os órgãos de comunicação do país um alerta com a mensagem “Este é um teste nacional do Sistema de Alerta de Emergência, emitido pela Agência Federal de Gestão de Emergências, cobrindo os Estados Unidos das 14h20 às 14h50 ET. Isto é apenas um teste. Nenhuma ação é exigida pelo público”, que deverá durar aproximadamente um minuto, explica a agência.
Qual é o objetivo desta ação? “Assegurar que os sistemas continuam a ser eficazes no alerta público acerca de emergências, especialmente nas de nível nacional”, explicou a Agência Federal de Gestão de Emergências em comunicado.
“Também queremos que as pessoas saibam que tal alerta existe antes que precise de ser usado”, disse Jeff Schlegelmilch, diretor do Centro Nacional de Preparação para Desastres da Universidade de Columbia ao The New York Times.
Em 2022, um funcionário da FEMA disse à CNN que “as vulnerabilidades no software que as emissoras de TV e rádio de todo o país usam para transmitir alertas de emergência poderiam permitir que um hacker transmitisse mensagens falsas através do sistema de alerta.”
Este será o sétimo teste nacional do sistema que envia os alertas para as emissoras de rádio e TV, e o segundo a ser enviado para telemóveis.
Apesar da necessidade desta simulação, este tipo de alertas não deverão ser usados em muitas situações, “uma vez que a maioria dos alertas é enviada por autoridades locais e estaduais”, explica o New Tork Times.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->