Está perto da reforma?
As regras para se preparar
psicologicamente para
esta fase
LEIA AQUI
DICAS
A reforma é, em regra, um momento muito ansiado no percurso de qualquer profissional e um momento marcante, de transformação. Mas a sua chegada nem sempre corresponde à expectativa que os profissionais foram construindo ao longo de décadas
Deixar de trabalhar traz inúmeras mudanças, desde logo emocionais, já que o trabalho define, de algum modo, quem somos e deixar de ter uma atividade ou profissão pode criar a sensação de perda de identidade. A reforma requer também uma preparação emocional que não pode ser descuidada.
1.
Planeamento é determinante
Preparação é a palavra-chave para lidar com a mudança. Reflita sobre o que espera da reforma, o que fará com o tempo que terá livre e planifique o que gostaria de fazer. Estruture o seu dia.
2.
Não queira logo tudo
A reforma é um processo de profunda transformação que requer tempo de adaptação e margem para lidar com os seus sentimentos. Não exija demasiado e dê-se tempo para adaptação a novas rotinas e experiências. Não queira reformar-se e ter logo uma vida preenchida como se continuasse a desempenhar a sua profissão. Dê-se tempo para o ócio, para viajar, descobrir hobbies, sem pressa.
3.
Planeie a reforma a dois
Chegar à reforma implica também, em muitos casos, passar a estar mais tempo com o respetivo cônjuge. É importante que o casal fale sobre as suas perspetivas e objetivos, que explore pontos comuns, para evitar divergências e conflitos.
4.
Combata o isolamento
Com a reforma chega muitas vezes um sentimento de perda de identidade, um questionar de “quem sou eu, agora que não tenho um cargo, uma profissão?”. Não deixe que isto o afaste do seu círculo de amigos e sobretudo não se isole. Mantenha-se ativo na comunidade, encontre amigos, pratique desporto ou atividades que lhe garantam o contacto com outros.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: EXPRESSO
FOTOGRAFIA: GETTY
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->