Empresas francesas oferecem dias de férias extra se trabalhadores forem viajar de comboio
CLIQUE
INTERNACIONAL
Várias empresas francesas estão a testar um projeto pioneiro que oferece dias de férias extra aos seus trabalhadores se estes fizerem as suas viagens em meios de transporte mais amigos do ambiente.
A iniciativa foi implementada em algumas empresas e tem já inspirado outras a fazer o mesmo, noticiou o jornal francês "Le Monde".
O jornal conta o caso da startup Vendredi. Nesta empresa, os trabalhadores podem ter um dia extra de férias (ou dois 'meios dias') para usar esse tempo a viajar de comboio, autocarro, bicicletas ou, se for de carro, de forma partilhada, desde que a viagem dure seis ou mais horas.
Essa empresa, no entanto, inspirou-se num outro exemplo, também contado pelo "Le Monde": o da Ubiq, que foi a primeira a testar uma iniciativa deste tipo.
Esta empresa vai mais longe: oferece mesmo até dois dias por ano aos seus trabalhadores para poderem usar em deslocações mais 'verdes' e que, por norma, são mais demoradas que uma viagem de carro ou avião, muito mais poluentes.
A iniciativa ainda é aplicada de forma massiva nas empresas em França, mas tem vindo a ganhar tração e há mais companhias a testá-la. Segundo o "Le Monde", está a ser apelidada de "tempo de viagem responsável" e está a impactar positivamente a experiência de trabalho e a vida pessoal dos trabalhadores das empresas que estão a aplicar medidas semelhantes.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES; UNSPLASH