Destruição da barragem de Nova Kakhovka provoca inundação que mata todos os animais de um jardim zoológico, exceto as aves
SAIBA MAIS
GUERRA NA UCRÂNIA
Após a destruição da barragem de Nova Kakhovka, em território ucraniano agora ocupado pela Rússia, um jardim zoológico da região ficou completamente inundado, esta terça-feira (6).
O incidente resultou na morte de cerca de 200 animais, avançou a organização de direitos dos animais UAnimals. "Apenas os cisnes e os patos conseguiram escapar", de acordo com o jornal The Kyiv Independent.
Imagens do jardim zoológico inundado começaram a ser partilhadas nas redes sociais, assim como vídeos anteriores ao incidente, que mostravam os animais que lá habitavam, e vídeos de animais selvagens e domésticos nas ruas inundadas.
"Demos o nosso melhor para salvar o jardim zoológico da ocupação. Agora não existe mais", disse a fonte citada pela UAnimals.
A destruição da barragem tem inundado várias localidades próximas ao rio Dniepre, tendo a cidade de Nova Kakhovka sido a primeira a ser atingida.
De acordo com a CNN Brasil, antes do incidente, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky havia informado no Telegram, após uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, que havia “cerca de 80 localidades na zona de inundação”.
"Temos cerca de 50 autocarros a circular entre Kherson e as aldeias afetadas. Em Kherson temos quatro locais de evacuação preparados", informou Oleksandr Tolokonnikov, alto funcionário da administração militar ucraniana de Kherson.
Mais de mil pessoas foram retiradas das suas localidades ao longo do troço sul do rio Dniepre, avança a CNN Brasil.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMIÍLIA CARDOSO
EDITADA POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIAS: LACHEN PYSHE/TELEGRAM/ ROMAN MROCHKO/ TWITTER
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->