A Coreia do Sul está mais jovem. Sul-coreanos ficaram um ou dois anos mais novos após alteração do sistema de idade
CLIQUE
INTERNACIONAL
Os sul-coreanos podem dizer, a partir desta quarta-feira (28), que são um ou dois anos mais novos. Porquê? Entrou em vigor uma alteração do parlamento da Coreia do Sul ao sistema de idade dos cidadãos.
Segundo avança a CNN, a população da Coreia do Sul - mais de 51 milhões de pessoas - contabiliza agora a sua idade tal como a maior parte do mundo, nomeadamente a Europa e os Estados Unidos.
O sistema adotado pelos sul-coreanos até então era completamente diferente. À nascença, os cidadãos já tinham um ano de idade. E quem nascesse, por exemplo, no dia de Natal, ficava logo com dois anos na transição para o Ano Novo: a cada dia 1 de janeiro era acrescentado mais um ano.
Agora, o nascimento do bebé corresponde aos zero anos, tal como acontece na maioria dos outros países do mundo, cumprindo-se uma promessa do presidente Yoon Suk-yeol, que tomou posse em maio.
A padronização das idades “vai reduzir várias confusões e disputas sociais”, garantiu Lee Wan-kyu, ministro da Legislação Governamental da Coreia do Sul.
Quando questionados sobre a sua idade, os sul-coreanos respondiam a sua “idade coreana”. Mas agora tudo mudou: já não vão dizer que são um ou até dois anos mais velhos do que a sua idade internacional - a data do nascimento.
A idade legal para comprar tabaco ou álcool vai continuar, no entanto, a ser calculada com base no método da idade coreana.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIAS: INSUNG JEON; D3SIGN
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->