Com 106 anos, Apo Whang-Od é a mulher mais velha
de sempre na capa da Vogue
CLIQUE
INTERNACIONAL
Chama-se Apo Whang-Od, tem 106 anos e é a mais recente figura da Vogue Filipinas, do mês de abril, tornando-se a mulher mais velha de sempre a aparecer na capa da revista, segundo a CNN.
A protagonista, que é também a mais antiga tatuadora do país, tem a sessão fotográfica que fez para a revista espalhada pelas redes sociais, estando já a ser muito comentada em todo o mundo.
VEJA A CAPA
Vogue Philippines
Abril 2023

De acordo com a CNN, a mulher de origem filipina aprendeu a tatuar com o pai, tendo-se dedicado mais à profissão e ao gosto de tatuar durante a adolescência.
"Simboliza a força e a beleza do espírito filipino", pode ler-se numa publicação nas redes sociais da revista Vogue Filipinas, que enalteceu a figura central da revista, agora com 106 anos, celebrados em fevereiro deste ano. Muito poucas mulheres indígenas surgiram na capa da Vogue, mas Apo Whang-Od acabou por ser uma delas.
Até então, a mulher mais velha a ter sido capa da revista Vogue era Judi Dench, atriz, que foi capa da Vogue britânica em 2020, aos 85 anos.
"Sentimos que ela representa os nossos ideais no que respeita ao que há de belo na nossa cultura filipina. Acreditamos, por isso, que o conceito de beleza precisa de evoluir e incluir rostos de formas diversas e inclusivas", sublinhou a editora-chefe da Vogue Filipinas, Bea Valdes, à CNN.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIAS: ARTU NEPOMUCENO/VOGUE PHILIPPINES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->