Casal iraniano condenado a 10 anos de prisão por publicar vídeo a dançar junto a um dos principais monumentos de Teerão
CONHEÇA A HISTÓRIA
INTERNACIONAL
Um tribunal iraniano condenou um jovem casal a mais de dez anos de prisão por dançar de forma romântica junto a um dos principais monumentos de Teerão. O vídeo foi considerado um símbolo de desafio ao regime, indicaram esta terça-feira (2 de fevereiro) ativistas dos direitos humanos.
Astiyazh Haghighi e o namorado, Amir Mohammad Ahmadi, ambos de 20 anos, foram detidos em novembro, depois de terem publicado de o vídeo em que dançavam em frente à torre Azadi, na capital iraniana, se ter tornado viral.
No vídeo em questão, a rapariga não envergava o véu islâmico, desafiando as rígidas normas de vestuário impostas pela República Islâmica às mulheres, que também não são autorizadas a dançar em público no Irão, muito menos com um homem.
Um tribunal revolucionário de Teerão condenou-os a dez anos e meio de prisão, bem como à proibição de utilizar a Internet e de sair do Irão, indicou a organização não-governamental Human Rights Activists News Agency.
Popular na rede social Instagram, o par foi considerado culpado de "incentivar à corrupção e à prostituição pública" e também de "reunião com intenção de perturbar a segurança nacional", acrescentou a ONG.
Citando fontes próximas das respetivas famílias, a HRANA indicou que eles foram privados de advogados durante o processo judicial e que as tentativas de obter a sua libertação sob fiança foram rejeitadas.
A ONG referiu, ainda, que Astiyazh Haghighi se encontra na célebre prisão feminina de Qarchak, cujas condições de encarceramento são regularmente condenadas pelos ativistas de direitos humanos.
As autoridades iranianas têm reprimido severamente qualquer forma de dissidência desde a morte da jovem curda iraniana de 22 anos Mahsa Amini, a 16 de setembro do ano passado, às mãos da chamada polícia da moralidade.
Veja acima o vídeo em questão.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: RITA COELHO
TEXTO: LUSA
FOTOGRAFIAS E VÍDEO: CEN
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->