Cartão de Cidadão e Carta de Condução na app passam a valer como o documento físico
CLIQUE
SOCIEDADE
Os documentos digitais disponíveis na aplicação móvel id.gov passarão a ter o mesmo valor legal que os documentos físicos. A proposta de alteração à Lei da Chave Móvel Digital foi aprovada pelo Conselho de Ministros e será depois debatida no Parlamento.
Em entrevista ao jornal Público, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, explicou: “vamos transformar esta carteira digital numa carteira que tem o mesmo valor, a mesma validade jurídica. Quer os documentos apresentados sejam digitais, quer sejam físicos. Ou seja, mostrar o cartão físico ou mostrar no telemóvel é igual”.
Até agora, “os documentos digitais tinham de ser validados por uma terceira pessoa, uma autoridade”. O que acontecia era que o utilizador apresentava a carta de condução a um agente da autoridade e este para validar o documento tinha de ler o QR Code com um outro aparelho. Tal deixará de ser necessário com esta proposta de alteração apresentada pelo Governo.
“A partir da aprovação da lei pela Assembleia da República, a validade [dos documentos digitais] é absoluta. É a primeira vez que vamos verdadeiramente e legalmente dar esta qualidade de carteira totalmente digital com equivalência jurídica”, revelou o secretário de Estado.
Os documentos vão poder ainda ser partilhados entre utilizadores, revela Mário Campolargo. “Se tiver um carro, que tem um documento, e quiser emprestar o carro a outra pessoa, [o utilizador] pode automaticamente partilhar o seu documento único automóvel com essa pessoa durante os dias que entender”.
Mário Campolargo lembrou ainda que os cartões de cidadão irão passar a ser ‘contactless’ e que a renovação da carta de condução poderá ser feita através da app Id.gov.
Esta “carteira digital no bolso” no telemóvel obtém-se através do download da aplicação da Chave Móvel Digital.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->