Calor bate recordes no Brasil: final do inverno marcado por temperaturas acima dos 40 graus

SAIBA MAIS
INTERNACIONAL
Com as temperaturas a ultrapassarem os 40 graus em pleno fim de inverno, o Brasil está sob alerta de “grande perigo”, colocado pelo Inmet — o instituto de meteorologia local. 
Depois de o país ter vivido o mês de julho mais quente de sempre, as temperaturas subiram até aos 42 graus em algumas cidades do país nas últimas semanas, refere a Euronews.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, os termómetros registaram no domingo o dia mais quente de setembro nos últimos 80 anos. Mas outras capitais brasileiras bateram recordes de temperatura: o Rio de Janeiro chegou aos 39,9 graus; em Belo Horizonte a temperatura atingiu os 37,1 graus; e Curitiba — conhecida como a capital estadual mais fria do país — ultrapassou os 33 graus de máxima, referem várias fontes da imprensa brasileira.


A onda de calor criou também condições de seca e baixa humidade no país, assinala a EuroNews.



O Inmet lançou o alerta de “grande perigo” na segunda-feira, dia 18, com temperaturas cinco graus acima da média para a altura do ano.



A explicação para a onda de calor, segundo o instituto, deve-se a um bloqueio atmosférico “que prejudica a formação de chuvas e facilita o aumento da temperatura”.


De acordo com a imprensa brasileira, o mesmo deverá desaparecer esta quarta-feira (27), levando a uma descida da temperatura a partir de quinta-feira (28).

Espera-se que a onda de calor seja interrompida pela chegada de uma frente fria ao sudeste do país e pela formação de um ciclone extratropical no Sul, segundo o Inmet.



Ainda assim, os meteorologistas avisam que “a sensação amena de fim de inverno e princípio de primavera" - como seria suposto nesta altura do ano - já não acontecerá. A temperatura refrescará "e nada mais", já que "o calor veio para ficar".

Segundo os registos do Instituto Nacional de Meteorologia, citados pela imprensa brasileira, este pode ser considerado o inverno mais quente da história do Brasil, desde 1963, nas cidades de São Paulo e Cuiaba, entre outras.

LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->