Braga e Barcelos recebem festival de ópera made in Portugal
CLIQUE
Agosto é o mês dos festivais de música em Portugal, mas é por setembro que os amantes de ópera aguardam durante o ano.
A segunda edição do Festival Informal de Ópera (FIO) regressa nos dias 14 e 15 de setembro a Braga, onde a iniciativa nasceu.
As óperas foram criadas especificamente para os espaços em que poderão ser ouvidas, dividindo-se entre o Museu Nogueira da Silva, o Museu dos Biscainhos, o Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho e o Auditório Adelina Caravana, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

A edição deste ano traz uma novidade: o festival vai estender-se a Barcelos, nos dias 22 e 23 deste mês, no Theatro Gil Vicente.
As quatro óperas apresentadas são da autoria doa compositores portugueses Fátima Fonte, Francisco Fontes, Sofia Sousa Rocha e Sara Ross.
O festival, criado por uma associação de artistas em colaboração com a Sinfonietta de Braga, conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Braga e da Câmara Municipal de Barcelos.
O objetivo é “estabelecer uma relação entre a cidade, o público, os artistas e as músicas apresentadas”, explica a organização em comunicado.

“Depois de uma primeira edição de sucesso, com casa cheia, apesar das restrições impostas pela pandemia da covid-19, é com um enorme entusiasmo que voltamos a trazer o FIO à cidade de Braga e estamos prontos para receber o público, desta vez de forma ainda mais calorosa”, afirma Maria Afonso, membro da Direção da Sinfonietta de Braga, no mesmo comunicado.
“Nesta segunda edição, as expectativas não podiam estar mais altas, por apresentarmos o conceito a Barcelos, uma cidade que, desde o primeiro momento, se mostrou interessada e que soube valorizar uma proposta cultural tão diferenciada quanto esta. Representa um enorme passo para o FIO e estamos confiantes de que seremos muito bem recebidos pelo público barcelense”, acrescenta Francisco Fontes, membro da Direção Artística do FIO e compositor de uma das óperas do certame.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
WEBSTORY: RITA COELHO
FOTOGRAFIA: divulgação fio
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->