Barbie mais inclusiva:
Foi apresentada uma nova boneca com Trissomia 21
CLIQUE
INTERNACIONAL
A Mattel, fábrica de brinquedos, apresentou esta terça-feira, 25 de abril, a primeira versão da boneca Barbie com Trissomia 21.
Em comunicado, a Mattel afirmou ter trabalhado em colaboração com a National Down Syndrome Society, para criar a nova boneca no formato e características específicas, com o objetivo de fornecer representatividade às pessoas com Síndrome de Down.
Segundo a "CNN Brasil", a criação desta boneca está incluída na linha Mattel Barbie Fashionistas - que já inclui outras Barbies com quatro tipos de corpos diferentes, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de cabelo. Neles estão incluídos, por exemplo, uma Barbie com aparelho nos dentes e até um boneco Ken com uma perna prostética - de modo a mostrar às crianças que a beleza toma as mais variadas formas e feitios, assim como combater o estigma à volta das deficiências físicas.
"O nosso objetivo é permitir que todas as crianças se revejam na Barbie e, ao mesmo tempo, encorajar as crianças a brincar com bonecas que não se parecem com elas próprias", disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e directora Global da Barbie & Dolls, Mattel, no comunicado.
Para além da estrutura mais curta e tronco largo, a boneca apresenta outros detalhes específicos de pessoas com Trissomia 21: rosto arredondado, olhos em formato de amêndoa, orelhas mais pequenas e "as palmas das mãos da boneca até incluem uma única linha, uma característica frequentemente associada às pessoas com Síndrome de Down", pode ler se no comunicado.
A fabricante informou ainda que o novo padrão de vestido com mangas em balão da Barbie apresenta borboletas e cores amarelas e azuis, símbolos e cores associadas à sensibilização para a Síndrome de Down.
De acordo com a Reuters, esta Barbie também se apresenta com um colar cor-de-rosa com três divisas para cima, representando as três cópias do 21.º cromossoma, uma ortótese cor-de-rosa para o tornozelo e sapatilhas com zíper, que algumas crianças com Síndrome de Down usam, afirmou a Mattel.
Em comunicado, foi dito ainda que “Brincar às bonecas fora da própria experiência vivida pela criança pode ensinar compreensão e construir um maior senso de empatia" e que estão "orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com Síndrome de Down para refletir melhor o mundo ao nosso redor e promover o nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira”.
QILEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: REPRODUÇÃO/MATTEL E REUTERS
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->