Através do ChatGPT, um empreendedor português criou uma empresa "viral"
CLIQUE
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O empreendedor português João Ferrão dos Santos criou uma empresa online com a ajuda da plataforma alimentada a Inteligência Artificial ChatGPT e a ideia tornou-se viral em menos de um mês.
O empresário conseguiu mais de 100.000 euros em investimento e vendas superiores a 12.000 euros desde que criou a empresa AIsthetic Apparel no final de março, seguindo exclusivamente as instruções dadas pelo ChatGPT.
"No início, era suposto ser uma experiência a 30 dias", disse à Lusa João Ferrão dos Santos, numa entrevista em Los Angeles. A ideia surgiu a partir de um tweet de Jackson Fall sobre pedir ao ChatGPT que criasse uma empresa lucrativa com um capital inicial muito baixo, de apenas 100 dólares.
O gestor deu as instruções ao ChatGPT, com um capital inicial de 1.000 dólares, e o sistema fez o resto: sugeriu um negócio online de impressão de t-shirts a pedido, com loja no Shopify e logística fornecida pela Printful, e concebeu o nome e o conceito do logótipo. Os designs das t-shirts são feitos por modelos de Inteligência Artificial generativa.
A experiência tornou-se viral quando o empresário escreveu um texto na sua conta pessoal de LinkedIn a explicar a ideia. "O algoritmo pegou naquilo e recomendou a toda a gente no mundo durante uma semana", afirmou. A publicação tem hoje mais de cinco milhões de visualizações.
"Lançámos a loja em quatro dias, vendemos 10 mil euros em t-shirts nos primeiros cinco dias. Tudo através do meu post no LinkedIn", resumiu o gestor. As vendas ultrapassam agora os 12.500 euros e já estão assinados os contratos para 120 mil euros de investimento.
Uma vez que dois dos amigos que investiram inicialmente são dinamarqueses, a sede da empresa foi aberta em Copenhaga e está já a chamar a atenção dos consulados da Dinamarca nos Estados Unidos, para onde João Ferrão dos Santos pretende mudar-se nos próximos meses.
Em maio, o gestor português vai ser um dos oradores de um evento para startups e investidores dos países nórdicos em Nova Iorque. Também irá aparecer num documentário da CBS News sobre Inteligência Artificial.
João Ferrão dos Santos, de 34 anos, é licenciado em Economia e tem um mestrado em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa. Depois de trabalhar como nómada digital durante dois anos, passou as últimas semanas em várias partes dos Estados Unidos e tem a intenção de se mudar para o país.
QILEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: LUSA
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES E DR/LINKEDIN
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->