Assembleia da República iluminou-se com as cores da bandeira LGBTQI+
VEJA A IMAGEM
PARLAMENTO
Esta sexta-feira, 17 de maio, assinala-se o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOBIT) — e também, em Portugal e desde 2015, o Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia.
Já na noite de quinta, a fachada da Assembleia da República iluminou-se com as cores da bandeira LGBTQIA+ para "assinalar a luta contra o preconceito e a defesa dos direitos" das pessoas de todas as identidades, diz a AR.
Este dia, escreve o Parlamento nas redes sociais, reflete "o empenho do Parlamento em cumprir os compromissos nacionais e internacionais de combate à discriminação homofóbica e transfóbica."
A iniciativa, que já aconteceu por exemplo no ano passado, este ano volta a repetir-se por iniciativa do Bloco de Esquerda, que propôs a José Pedro Aguiar-Branco, presidente do Parlamento, a iluminação da fachada.
Após auscultar os grupos parlamentares, a iniciativa acabou aprovada por quase todos os partidos, à exceção do Chega e do CDS-PP, de acordo com o jornal "Público".
Aliás, as janelas do grupo parlamentar do Chega na AR são as únicas que não têm holofotes colocados. Em declarações à rádio TSF, o partido remeteu explicações para a AR.