Apenas 39 minutos a mais de sono é o tempo necessário para melhorar
a saúde das crianças
CLIQUE
SOCIEDADE
Uma das chaves para manter as crianças felizes e saudáveis é garantir que durmam o suficiente e de forma consistente.
A conclusão é de um estudo publicado na JAMA Network Open, em que a investigação mostra que apenas 39 minutos fazem a diferença.
No estudo foram observadas 100 crianças entre os 8 e os 12 anos, na Nova Zelândia.
As crianças alternaram entre uma semana a ir para a cama uma
hora antes e uma hora depois do seu horário normal de deitar - com uma semana a irem dormir nesse horário normal entre as duas.
As crianças dormiram, em média, entre 8 a 11 horas e, após uma semana a dormirem menos 39 minutos por noite, registou-se mal-estar e maior dificuldade em estar na escola.
"Todos nós sabemos que nos sentimos melhor com uma boa noite (de sono), mas há muito poucos dados a mostrar o quão grande pode ser o impacto", disse Rachael Taylor, a principal autora do estudo.
O estudo cobriu muitos aspetos do bem-estar, incluindo uma avaliação com perguntas sobre a capacidade das crianças em prestar atenção na escola, se se sentiam fisicamente aptas e com energia para se divertirem com os amigos.
Nem todas as crianças foram capazes de reduzir o sono durante toda a hora do estudo, mas qualquer que fosse o tempo de sono reduzido, causava um declínio no bem-estar, sendo os impactos maiores naquelas que perderam meia hora, ou mais, de sono, disse a especialista.
Dormir menos pode resultar em comer mais alimentos doces, piorar
o desempenho escolar e diminuir a saúde mental, acrescentou Rachael.
"Penso que se nos concentrássemos mais no sono, muitos outros aspetos da saúde e bem-estar das crianças seriam melhorados", concluiu.
LEIA MAIS ARTIGOS
TEXTO: LUSA
WEBSTORY: EMÍLIA CARDOSO,
EDITADO POR PEDRO MIGUEL COELHO
FOTOGRAFIA: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->