Aldeias do Xisto eleitas dos melhores destinos do mundo para passar férias longe das multidões
CLIQUE
BOA CAMA BOA MESA
São 27, chamam-se Aldeias do Xisto e estão entre os melhores destinos do mundo para passar férias e fugir às multidões de acordo com o jornal norte-americano "The Washington Post", que escolheu 12 locais para visitar em 2024.
“São populares entre os que gostam de caminhar, ciclistas e amantes da natureza. E estão escondidas nas encostas das montanhas, entre vales pitorescos e rios serpenteantes”, pode ler-se na descrição feita.
São também sugeridos dois alojamentos nas Aldeias do Xisto: as Casas do Côro, um conjunto de casas de arquitetura beirã localizadas em Marialva, e a Cerdeira Home for Creativity, que alberga uma escola de artes e artesanato, na Serra da Lousã.

Mas, no que toca a Portugal, o jornal americano não fica pela localização e cita o jornalista e investigador gastronómico Miguel Andrade para elogiar e sugerir a chanfana, um prato à base de carne de cabra assada dentro de caçoilas de barro preto em fornos a lenha, mergulhada em vinho tinto.
Sabe como estão divididas as Aldeias do Xisto? Doze das quais estão na zona da Serra da Lousã, cinco na Serra do Açor, seis a acompanhar o rio Zêzere e quatro junto ao Tejo-Ocreza. Tudo em território do Centro de Portugal, entre o litoral e o interior do país.
Além das portuguesas Aldeias do Xisto, foram também escolhidos locais como Bracciano, em Itália, Fukui, no Japão, Asheville, nos EUA, Dhermi, na Albânia, Popayán, na Colômbia, Ilhas Órcades, na Escócia, Ilha Holbox, no México, Tairawhiti Gisborne, na Nova Zelândia, Fredericksburg, nos EUA, Toledo, em Espanha, e Sumba, na Indonésia.
Para a eleição dos 12 destinos, fatores como a gastronomia local, a proximidade a pequenos rios, a ligação com a natureza e a vida selvagem foram tidos em conta.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIA: ALDEIASDOXISTO.PT
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->