“A ética está a mudar”: Em Bruxelas, carroças puxadas por cavalos já são passado — agora as carruagens são elétricas
CLIQUE
INTERNACIONAL
Desde o início de junho que Bruxelas é a primeira cidade da Europa a trocar as tradicionais charretes puxadas a cavalo por carruagens elétricas, privilegiando o bem-estar animal.
Thibault Dantine, empresário na área dos passeios turísticos, deixou de trabalhar com animais em 2022, depois de ter ganho um concurso para projetos inovadores na cidade, e lançou duas carruagens elétricas este verão.
"A relação com os animais é diferente hoje em dia, é menos aceite ter uma atividade comercial com animais", explica o gestor da empresa Les calèches électriques de Bruxelles, citado pela Euronews.
Em declarações ao New York Times adianta ainda que a atividade, que antes era vista como "um símbolo romântico e nostálgico de tempos passados", começou a ser reprovada e caraterizada como um ato de crueldade. Além disso, relata, "havia problemas logísticos e de recursos humanos. Era cada vez mais difícil encontrar condutores".
Dantine explica também que sempre acreditou que "as carruagens elétricas continuariam a atrair pessoas". "Porque as pessoas hoje em dia querem experimentar algo novo, algo invulgar, algo para fazer com a família ou com os amigos. E as carruagens elétricas fazem tudo isso. Por isso, também nos mantemos com um estilo de época, e penso que era importante respeitar este património", continua.
No novo negócio investiu em dois veículos de fabrico polaco na ordem das centenas de milhares de euros. Comprará ainda um terceiro. No entanto, continua a ser mais compensador que trabalhar com cavalos, devido à poupança em tratamentos veterinários e alimentação.
Thibault Danthine relata que já foi contactado por outras cidades para implementar este meio de transporte turístico alternativo.
LEIA MAIS ARTIGOS
WEBSTORY: EXPRESSO
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES