Europa arrisca ficar com cerveja mais cara e com menos sabor: alterações climáticas estão a prejudicar a produção de lúpulo
SAIBA PORQUÊ
CIÊNCIA
A produção de lúpulo na Europa pode sofrer uma quebra de 4 a 18%, até 2050, conclui um estudo publicado na revista científica Nature Communications.
A qualidade deste ingrediente essencial na produção da cerveja - é o que lhe confere o sabor e aroma amargo tão característicos - também poderá piorar. Resultado: o sabor e o preço da cerveja podem vir a ser afetados.
A culpa é das alterações climáticas, sugere a investigação. Com base num modelo criado para avaliar como a temperatura e a chuva interferem com a qualidade e o desenvolvimento do lúpulo, os autores procuraram simular os efeitos considerando um aumento de 1,4 °C de temperatura e diminuição de 24 mm de precipitação, conjugando para isso dados recolhidos para os anos entre 1971 e 2018 e outros, estimados, até 2050.
Foram usados dados dos países que representam “quase 90% de todas as regiões produtoras de lúpulo” na Europa — Alemanha, Republica Checa e Eslovénia — explicam os autores do estudo. Uma das conclusões: a maturação do ingrediente está a acontecer “aproximadamente 20 dias mais cedo”, o que levou a uma quebra na produção de “quase 0,2 toneladas por hectare a cada ano", quando comparado com os valores registados entre 1971 e 1994. Também o teor de ácidos alfa caiu 0,6%”.   

“Os efeitos das alterações climáticas são muito semelhantes em todas as regiões produtoras de lúpulo. Apenas a magnitude dos impactos difere. Fomos desagradavelmente surpreendidos com a rapidez e o dinamismo das mudanças, com impactos superiores ao esperado”, afirmou ao Público o primeiro autor do estudo, Martin Mozny,  investigador no Global Change Research Institute da Academia Checa de Ciências.
Os investigadores indicam por isso que são necessárias medidas de adaptação imediata para estabilizar o sector.  Segundo os resultados do estudo, até 2050 as regiões de cultivo mais a sul poderão ser as mais afetadas.
“Se não forem tomadas medidas de adaptação [climática] na indústria do lúpulo, a produção cairá e, portanto, a disponibilidade de cervejas de alta qualidade para os consumidores será reduzida”, disse também Mozny ao jornal português.

Um dos caminhos apontados aos agricultores é o de transferir as plantações de lúpulo para altitudes mais elevadas e para locais de vale com lençóis freáticos mais altos.
LEIA MAIS ARTIGOS
FOTOGRAFIAS: GETTY IMAGES
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->