11 abril 2021 20:53

getty images
A bebida feita (não só) das maçãs vive um bom momento em Portugal, com produtores dispostos a resgatar a nossa tradição sidreira a partir de variedades nativas
11 abril 2021 20:53
Ela já abriu o caminho para o Éden, ajudou a postular uma das mais importantes leis da Física, colocou princesas para dormir e ainda inspirou uma das bebidas fermentadas mais famosas do mundo, a sidra, que tem ganhado novo fôlego em Portugal graças a novos produtores dispostos a provarem seu valor. A velha e conhecida maçã nunca esteve tão em alta nos nossos copos.
Assim como a Inglaterra, a França e a Espanha, Portugal também sempre teve uma relação histórica com a sidra, desde que os celtas passaram pela Península Ibérica deixando tradições e hábitos, como o da produção da bebida. Por muito tempo, porém, ela ficou quase esquecida na maior parte do país. Não há muitas informações históricas sobre o que levou a sidra, antes amplamente consumida do Minho à Madeira, a ter sido deixada de lado, mas há teorias de que as razões remontam aos tempos da ditadura, quando o apoio era quase todo à produção de vinhos em prol de outras bebidas alcoólicas.