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Às três é de vez. O Opel Mokka entra na terceira geração

11 abril 2021 15:24

Novo modelo traz três motorizações à escolha: gasolina, gasóleo e elétrica

11 abril 2021 15:24

O sistema português de portagens é absurdo. Não só taxa os automóveis em função da altura do capô (e não do peso total, peso por eixo ou outro fator que tenha a ver com o impacto do veículo na via), como o salto da Classe 1 para a 2 é, praticamente, do simples para o dobro, coisa que não acontece em mais lado nenhum, a começar pela vizinha Espanha. Uma das vítimas desta irracionalidade foi o Opel Mokka. Lançado em 2012, foi um campeão de vendas no resto da Europa. Em Portugal não, por ser Classe 2.

A segunda geração (2016), pouco partido pôde tirar da alteração ao regime de portagens de 2018 (a altura máxima passou de 1,10 para 1,30 m). Agora, surge um Mokka completamente novo, fruto da integração da Opel no grupo PSA. Utiliza a plataforma CMP deste grupo, compatível com motorizações térmicas ou elétricas. O novo Mokka é mais leve 120 kg e mais curto 12,5 cm mas não perde em habitabilidade porque a distância entre eixos aumenta ligeiramente.