Tendências

Tudo o que precisa de saber sobre bicicletas elétricas. A subir, qualquer bateria ajuda

7 março 2021 11:33

severin matusek/eyeem/getty images

Ecológica, saudável e uma alternativa aos sobrelotados transportes públicos. As duas rodas foram a grande redescoberta de 2020: a procura disparou, os ‘stocks’ esgotaram-se e há um número recorde de ciclistas a circular. A bateria é um auxiliar precioso

7 março 2021 11:33

Ir às compras, levar os miúdos à escola, ir trabalhar. Pense em todas as pequenas viagens que faz com o seu carro. Em países como a Holanda — onde existem em média 1,3 bicicletas por habitante — todas estas deslocações são feitas a pedalar. Mas poderá a bicicleta ser um dos veículos do futuro num país muito menos plano como é Portugal? Há quem arrisque que sim, graças às baterias elétricas que dão o 'e' às e-bikes.

“A mobilidade está a sofrer grandes alterações. A evolução que é necessário fazermos — para combatermos o aumento da temperatura e fazermos a descarbonização do planeta — leva a que a bicicleta seja cada vez mais utilizada como um meio de transporte”, afirma Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA (Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins). Apesar de (ainda) não sermos um país de ciclistas — 75% dos portugueses respondeu nunca andar de bicicleta e apenas 7% disseram fazê-lo diariamente Num relatório da Comissão Europeia de 2013 —, a nossa indústria está em destaque neste mercado. Desde 2019 que Portugal se tornou no maior exportador europeu (com mais de 2,6 milhões de velocípedes produzidos e 400 milhões de euros de exportações) e continua a crescer.