Exclusivo

Saúde

Os ataques de pânico são uma experiência “absolutamente aterradora”. Mas como sabemos que estamos a passar por um? E é possível evitá-los?

Os ataques de pânico são uma experiência “absolutamente aterradora”. Mas como sabemos que estamos a passar por um? E é possível evitá-los?
José Fernandes

Os ataques de pânico são um problema comum entre a população e, na maior parte das vezes, não têm consequências graves e prolongadas no tempo. No entanto, há casos em que se tornam muito frequentes, levando a uma mudança brutal nos comportamentos e rotinas. No segundo episódio do “Que Voz é Esta?”, Hugo Soares, professor na zona de Lisboa, conta como é viver com ataques de pânico há mais de 20 anos. O psiquiatra e professor Pedro Morgado explica o que acontece no nosso cérebro nestas situações, aponta algumas causas para as crises de pânico e se há forma de as prevenir. Oiça aqui o podcast do Expresso dedicado à saúde mental

Os ataques de pânico são um problema comum entre a população e, na maior parte das vezes, não têm consequências graves e prolongadas no tempo. No entanto, há casos em que se tornam muito frequentes, levando a uma mudança brutal nos comportamentos e rotinas, e a um grande impacto na saúde mental e física, e na vida social e profissional.

Hugo Soares, 40 anos e professor do ensino profissional em três escolas na zona de Lisboa, é um desses casos. Aos 12 anos, durante um treino de futebol, teve o seu primeiro ataque de pânico, e tem lidado com este problema desde então. Neste segundo episódio do podcast "Que voz é esta?", Hugo descreve o impacto que estas crises tiveram na sua vida, desde ter sido forçado a abandonar o desporto até ter deixado de sair de casa, com medo de voltar a sentir pânico.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas