15 outubro 2014 20:45
Júri distingue ainda projeto inovador na exploração do mel (Beesweet), uma ferramenta para aprender e praticar caligrafia (Calligraphy Practice) e uma nova solução arquitetónica para casas modulares capazes de reagir às variações solares (Casas em Movimento)
15 outubro 2014 20:45
A Weso, uma orquestra especializada em bandas sonoras para a indústria cinematográfica venceu a 6ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves (PNIC), integrada na categoria Música e Artes do Espetáculo, acaba de ser comunicado no Mercado de Matosinhos durante um evento destinado a divulgar os vendedores deste prémio.
Criado por André Miranda, o projeto vencedor tem já um percurso internacional com algum relevo, com produção de músicas para filmes, como "A vida secreta de Walter Mitty", do ator bem Stiller. Em Protugal já trabalhou com os músicos e compositores Rodrigo leão e Samuel Úria.
Ao prémio principal, André Miranda juntou ainda a Distinção de Categoria, atribuída pelo júri também a Beesweet, Calligraphy Practice e Casas em Movimento.
A Weso (Western European Symphony Orchestra) desenvolve um negócio dirigido às áreas do entretenimento e dos media, assente na grande capacidade artística dos músicos portugueses e numa estrutura de custos suficientemente reduzida para ser vista com muito bons olhos pelos clientes estrangeiros.
Os segredos do mel
Nas Distinções de Categoria aparece a Beesweet, uma empresa cujas fundadoras são oriundas de uma família de apicultores. A ideia base do negócio é explorar o potencial do mel exclusivo da região de Sever do Vouga, capital do mirtilo. Já criaram mel com sabores e lançaram um outro resultante de florações raras. Muito virada para a restauração de luxo, hotéis, ou lojas "gourmet", a Beesweet aposta muito em edições personalizadas. O cuidado com os pormenores estende-se até as embalagens, muito leves e com design ergonómicos.
A Calligraphy Practice é uma aplicação para aprender, praticar e desenvolver a caligrafia moderna e clássica. Está neste momento disponível para iPad. Trata-se de uma ferramenta destinada a profissionais, embora seja acessível aos apenas curiosos, dada a sua facilidade de utilização. Como diz um comunicado da organização, "a proposta é uma experiência caligráfica em que o desenho é executado de um modo intuitivo e lúdico, sem ferramentas tradicionais ou interfaces pelo meio, somente através de dois dedos que deslizam sobre o ecrã".
Casas em movimento
Já Casas em Movimento é uma proposta na área da arquitetura sustentável e com preocupações ambientais. O que aqui se propõe é uma nova conceção de casas modulares que reagem às variações da luz solar ao longo do dia. Este "efeito girassol" é conseguido através da combinação de dois movimentos, o de rotação do próprio edifício, e o da rotação da sua cobertura fotovoltaica. A casa gira, ao longo do dia, aproximadamente 180 graus de nascente para poente. Estas casas, com grande mobilidade e adaptabilidade, anunciam-se como autossuficientes nas necessidades energéticas. O projeto já está patenteado em Portugal e em vários outros países. Para aplicação em habitação hoteleira.
285 candidaturas
Apresentaram-se 285 candidaturas ao PNIC. Deste grupo inicial, o júri selecionou dez ideias de negócio. Enquanto vencedor, o projeto Weso, que receberá um prémio de €25 mil, será o representante de Portugal no Creative Business Cup, a realizar na Dinamarca de 17 a 19 de novembro. Será ali escolhido um vencedor internacional entre 50 países participantes.