Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mau tempo veio para ficar

A semana que antecede a Páscoa vai ser marcada pelo mau tempo. Norte e centro de Portugal vão ser fustigados por chuva e vento fortes.

Carlos Vieira Silva

Esta semana será conveniente andar prevenido e não sair à rua sem guarda-chuva. Ao contrário do desejo de dias soalheiros por parte de muitos portugueses, as previsões meteorológicas apontam no sentido contrário e prometem nuvens carregadas de chuva e ventos fortes nos próximos dias. Ou seja, o mau tempo vai continuar na semana que antecede a Páscoa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu muito nublado em Portugal continental, com abertas no Algarve e períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego, sendo fraca no Baixo Alentejo e Algarve.

O norte e centro de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, com previsão de chuva e vento fortes. Os distritos com o terceiro aviso mais grave numa escala de quatro são Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco. O aviso é válido até à meia-noite.

O instituto prevê a queda de períodos de chuva por vezes forte, que deverá passar a aguaceiro durante a tarde terça-feira em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu e Vila Real. Nestes últimos três distritos, estão previstas fortes rajadas de vento nas terras altas, na ordem dos 90 quilómetros por hora. Este também soprará nas terras altas de Bragança, Guarda e Castelo Branco.

Está ainda prevista a queda de neve acima de 1200 metros, subindo adicionalmente a cota para os 1800 metros até meio da tarde.

Além do continente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda sob aviso amarelo as ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel, até às 21h de hoje, com previsão de queda de chuva.

Nos próximos dias a tendência será esta, devendo o mau tempo estender-se até ao final da semana.