Sociedade

Leopardo nebuloso filmado pela primeira vez

14 fevereiro 2010 18:00

Carlos Afonso Monteiro (www.expresso.pt)

O leopardo nebuloso de Sundaland, recentemente qualificado como uma nova espécie de felino de grande porte, foi pela primeira vez captado em vídeo no seu habitat por cientistas da Malásia.

14 fevereiro 2010 18:00

Carlos Afonso Monteiro (www.expresso.pt)

O leopardo nebuloso de Sundaland é uma das menos conhecidas espécies de felinos e só foi identificado como uma espécie distinta há três anos. Agora cientistas que trabalham na reserva florestal de Dermakot, na Malásia, realizaram e divulgaram o primeiro filme com imagens do animal captadas no seu habitat natural, visto que ele já havia sido filmado em cativeiro.

Esta descoberta foi publicada na última edição da Cat News, a publicação do Grupo Especializado em Felinos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês).

Cientistas realizam incursões nocturnas

Para a captação de imagens na reserva de Dermakot, os cientistas montam em primeiro lugar uma rede de câmaras fotográficas que captam os animais à medida que eles passam, fazendo depois incursões nocturnas em veículos.

Um dos cientistas responsáveis pela filmagem disse que nos 11 primeiros meses não foi encontrado um único leopardo nebuloso durante estas incursões nocturnas, o que fez com que a surpresa fosse enorme quando o finalmente encontraram.

Os cientistas ficaram também surpreendidos quando se aperceberam que o animal não temia a luz ou o ruído que eram produzidos pelo veículo, que o animal rondou por uns aparente cinco minutos.

Felinos de grande porte em perigo

Para além do leopardo nebuloso foram captadas imagens importantes de quatro outros felinos incluindo o gato-vermelho-de-Bornéu, que apesar de estar incluído na lista de espécies ameaçadas de extinção é considerada uma das espécies de felinos menos conhecidas.

A comemoração do ano do tigre em vários países asiáticos, em particular a China, levou a um apelo do Fundo Mundial da Natureza, que informa que os tigres e várias espécies de felinos de grande porte estão em perigo de extinção um pouco por todo o mundo.