Histórico editor e fundador da Ulisseia

Joaquim Figueiredo Magalhães (1916-2008)

26 novembro 2008 16:26

Maria Luiza Rolim

Fundou a Ulisseia em 1948, editora que em 1972 foi comprada pelo grupo Verbo. 

26 novembro 2008 16:26

Maria Luiza Rolim

Pela sua mão, a editora Ulisseia deu a conhecer importantes títulos da ficção nacional e estrangeira, entre os quais 'Viagem ao fim da noite', de Louis Ferdinand Céline. Publicou, entre outros, Steinbeck, Caldwell, Greene, Cronin e Sagan.

Driblou a Censura a ponto de, a troco de publicar 'A Cabra Cega', de Roger Vailland (à esquerda), editar 'Como o Tempo Passa', de Robert Brasillach (à direita), conseguindo de uma cajadada publicar dois grandes escritores. 

Através dele e da sua Ulisseia lançaram-se, entre outros, os portugueses José Cardoso Pires, Vasco Pulido Valente, David Mourão-Ferreira, Alexandre O'Neill e Armando Baptista-Bastos.

Segundo Baptista-Bastos, "muitos escritores ficaram a dever-lhe lealdade. Desbaratou fortunas em nome da literatura". 

Filho de um industrial no Norte, tirou o curso num colégio de jesuítas, onde aprendeu o latim e o grego. Formou-se em História e Românicas.

O fundador da célebre revista de intervenção cultural 'Almanaque' era excepcionalmente culto. Ficou conhecido, também, como um homem generoso, que pagava os tradutores e tinha bons revisores.

Era casado há 33 anos com a escritora Rosa Lobato de Faria.  

Joaquim Figueiredo Magalhães morreu esta madrugada no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, de causa natural. Tinha 92 anos.