15 setembro 2009 23:37
Controverso e respeitado escritor, poeta e músico de punk rock norte-americano. Jim Carroll, autor de 'The Basketball Diaries' ('Diário de um Adolescente'), tinha 60 anos. (com vídeo)
15 setembro 2009 23:37
Um dos maiores poetas da sua geração, Jim Carroll destacou-se também como músico. 'Catholic Boy', de 1980, de sua autoria, é um clássico da música punk. As suas composições tiveram também grande influência na música underground e era apontado como sucessor de Bob Dylan.(Ver vídeo no final do texto)
O autor de 'People Who Died' foi contemporâneo de Patti Smith, que o ajudou a ingressar no mundo da música. Trabalhou ainda com Lou Reed, os Doors, Pearl Jam e Rancid. Integrou a famosa Factory de Andy Warhol e participou nos filmes desse artista pop.
A sua poesia foi enaltecida por ícones da geração beat como Jack Kerouac e Allen Ginsberg. A sua obra mais famosa, a autobiografia 'The Basketball Diaries', de 1978, foi adaptada para o cinema com o mesmo título.
O livro relata a sua adolescência em Manhattan entre partidas de basquete e consumo de drogas. No filme 'Diário de Um Adolescente', de 1995, foi imortalizado por Leonardo DiCaprio no papel de Carroll.
Morreu dia 11, em sua casa em Manhattan, de ataque cardíaco.