Sociedade

Google facilita pesquisas com "sumários visuais"

9 novembro 2010 14:00

Carlos Abreu (www.expresso.pt)

O «visual snippet» ou sumário visual deverá revelar-se especialmente útil quando o internauta procura informação organizada em tabelas ou gráficos

Popular motor de pesquisa permite, a partir de hoje, pré-visualizar as páginas de qualquer site sem ter de clicar no link que surge no resultado da pesquisa. (Veja o vídeo no final da notícia)

9 novembro 2010 14:00

Carlos Abreu (www.expresso.pt)

A partir de hoje a Google dá mais um passo no sentido de facilitar a vida aos milhões de internautas que todos os dias usam o popular motor de pesquisa. Nas páginas de resultados, junto de cada registo, o utilizador encontrará uma lupa que lhe dará acesso a uma imagem em miniatura da página para a qual aponta esse link.

É quota do Google no mercado das pesquisas online nos Estados Unidos em setembro de 2010, registando um crescimento de 0,7% em relação ao mês anterior. Neste período o Yahoo, segundo motor mais usado nos EUA, registou uma quebra de 0,7% enquanto o Bing, da Microsoft, cresceu 0,1%. Fonte: comScore.

Desde meados de 2006 que as páginas de resultados  do Google forneciam um sumário que tem vindo a ser melhorado com a inclusão de links para as diversas secções do site, e em maio deste ano com a possibilidade de filtrar o conteúdo conforme se trate de vídeos, imagens, livros, notícias, etc.

Agora, para explorar essa intermináveis listas de resultados deixará de ser necessário clicar no link para aceder a uma determinada página já que é possível visualizá-la na íntegra.

O visual snippet (sumário visual), tal como foi batizado pela gigante norte-americana da Internet, para além de permitir comparar páginas mais rapidamente deverá revelar-se especialmente útil quando o internauta procura informação organizada em tabelas ou gráficos, como por exemplo, a lista dos Presidentes dos EUA.

Recorde-se ainda que (ver textos relacionados), desde o início de setembro, o índice do motor de pesquisa está acessível. Sempre que inserimos uma palavra ou expressão na caixa de pesquisa é apresentada uma lista com mais critérios, eventualmente relacionados com a informação procurada pelo internauta. Muito mais do que um serviço de escrita simplificada, o Instant Search (pesquisa instantânea) é uma janela aberta para a forma como o Google indexa milhões de páginas web, cumprindo, assim, a missão definida pelos seus fundadores em 1998: organizar e tornar acessível toda a informação disponível na Internet.