14 dezembro 2010 8:34
O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer de 102 anos compôs um samba para ser interpretado pelo músico Edu Krieger.
14 dezembro 2010 8:34
Oscar Niemeyer produziu uma nova obra. Não se trata, no entanto, de um edifício exuberante de formas curvilíneas, mas de uma composição musical. Oscar Niemeyer, de 102 anos, compôs o samba "Tranquilo com a Vida", em parceria com o seu enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger.
A canção foi composta há um ano quando o arquiteto esteve hospitalizado para se submeter a uma cirurgia à vesícula e ao intestino. Caio Almeida encarregou-se da melodia. Entretanto, a música foi abandonada até que, há alguns meses, Caio gravou uma versão da música à capela e enviou-a para Edu Krieger. O músico diz: "Coube a mim colocá-la na métrica e compor a segunda parte". Edu Krieger é amigo de Caíque Niemeyer, bisneto do arquiteto, que propôs ao bisavô a parceria com o músico.
Prestes a completar 103 anos, no dia 15 de Dezembro, Oscar Niemeyer revelou numa entrevista publicada pelo O Globo: "Não sei como encontro tempo para me pôr a brincar, mas a minha música é uma tolice, uma coisinha divertida, nada de importante". Niemeyer explicou ainda qual a motivação para escrever "Tranquilo com a Vida": "Sempre fui muito ligado a esse pessoal do samba e quis fazer alguma coisa a louvar o homem da favela".
A canção vai ser apresentada em versão digital no site da editora Deckdisc no dia do aniversário de Niemeyer. No entanto, fica aqui o início da letra da canção da autoria do arquiteto: "Hoje em dia minha vida vai ser diferente/ Calça de pijama, camisa listrada, sandália no pé./ Andar na praia, vou fazer toda manhã./ Até moça bonita vai ter se Deus quiser".