9 agosto 2010 17:52
Padre dominicano era muito conhecido em Angola. Agraciado em 1998 com a comenda da Ordem Mérito do Estado português, frei João Domingos morreu hoje, no dia do seu 77.º aniversário, vítima de um AVC.
9 agosto 2010 17:52
O padre português João Domingos, um dos mais conhecidos da Igreja católica em Angola, morreu na madrugada de hoje em Portugal, vítima de um ataque cardíciaco, noticiou hoje a Rádio Eclesia. Frei João Domingos, que completaria hoje 77 anos de vida, encontrava-se doente desde abril, altura que saiu de Angola para Portugal, em tratamento.
De acordo com o vigário provincial dos frades dominicanos, frei Mário Rui, o padre João Domingos será enterrado em Portugal, de acordo com a vontade do próprio. "Por sua vontade, o frei João Domingos será sepultado na terra em que morreu. Assim, os irmãos de Portugal, da província a que pertencia e trabalhou até aos 48 anos como dominicano, estão a preparar as exéquias", explicou o frei Mário Rui.
Em Angola, o frei João Domingos, que levava já mais de 50 anos de vida sacerdotal, era bastante conhecido pela sua intensiva intervenção na vida social do país, por meio das suas homílias, bem como pela participação em diversas setores, com destaque para a educação.
Sede de verdade e justiça
"Creio que as qualidades do frei João Domingos são muito conhecidas por muita gente. Um homem apaixonado por Deus e com uma sede de verdade e de justiça muito grande, que procurou viver e que procurou testemunhar, mesmo quando a sua palavra podia ser mal interpretada ou não aceite", referiu o frei Mário Rui.
Frei João Domingos nasceu na aldeia da Torre e iniciou os seus estudos bíblicos na paróquia de Sabugal, distrito da Guarda. Em 1988 assumiu, em Angola, a reitoria do Instituto de Ciências Religiosas de Angola, tendo sido um dos principais impulsionadores da criação do Instituto Superior João Paulo II, onde até agora era reitor. Ainda em setembro de 1988 assumiu, durante quatro anos, a paróquia do Carmo, em Luanda.
O padre dominicano era formado em Filosofia e Teologia, pela Faculdade de Teologia católica de Estrasburgo, França, e tinha o Mestrado em Teologia Dogmática tirado na Faculdade de Teologia e do Collegium Philosophiae et Teologia e Dominicanum, de Otawa, Canadá.
Agraciado há 12 anos
Em 1998, foi agraciado com a comenda da Ordem Mérito do Estado português.
Em sua memória, está marcada para hoje uma missa na Paróquia da Nossa Senhora do Carmo.