Filme de terror é alvo de censura

Filme "A Centopeia Humana II" é censurado

8 junho 2011 16:36

Maria João Bourbon (www.expresso.pt)

"A Centopeia Humana II" pode ser um risco para o bem-estar psicológico dos espetadores. Foi este o veredicto do British Board of Film Classification, que proibiu o lançamento do filme nos cinemas e em DVD.

8 junho 2011 16:36

Maria João Bourbon (www.expresso.pt)

Brutalidade, degradação e depravação sexual são algumas das expressões utilizadas pelo British Board of Film Classification (BBFC) para justificar a rejeição do filme do realizador holandês Tom Six, "A Centopeia Humana II". A organização considera que a sequela de "A Centopeia Humana" é condenável, uma vez que poderá causar danos psicológicos nos espetadores. Desta forma, o seu lançamento encontra-se interdito, quer nos cinemas, quer em DVD.

As imagens que Tom Six filmou servem para contar uma história de horror. Um homem vê um filme na televisão - que remete para a versão original de "A Centopeia Humana" -, ficando sexualmente obcecado com o que vê. Decide, então, pôr em prática as cenas que viu. Escolhe algumas vítimas, tal como acontece noutros filmes de terror. No entanto, as vítimas dos seus atos são retratadas, ao longo de todo o filme, não como pessoas ou como uma experiência médica (o que acontece no filme original), mas "como objeto da fantasia sexual da personagem", revela a organização.

A resposta do realizador a esta decisão não se fez esperar. "Aparentemente, realizei um filme de terror horrível, mas os bons filmes de terror não deveriam ser horríveis? Deixem as pessoas escolher se querem vê-lo ou não." Não foi essa a opinião do BBFC, que considera este conteúdo cinematográfico reprovável, uma vez que convidaria a audiência a olhar para a "degradação, humilhação, tortura e morte das vítimas" como um espetáculo.